Como configurar a APN de sua operadora em seu Windows Phone 7 e quais redes 3G são compatíveis

114

Recentemente alguns de nossos leitores sentiram muita dificuldade para configurar as APN de suas operadoras nacionais em seus aparelhos com Windows Phone 7 e outros para descobrirem se seus aparelhos funcionam com o 3G de sua operadora local. Então criamos esse tutorial para auxiliá-los nesses processos. Primeiramente, o que são as APN? É a sigla para Acess Point Names ou nome dos pontos de acesso, no caso de internet e mensagens multimídia.

Geralmente o aparelho configura as APN automaticamente quando inserimos um novo SIM Card nele, contudo, nem sempre isso ocorre ou até mesmo alguns mais curiosos e atrapalhados desconfiguram tudo. Esse post servirá como um tutorial para configurar manualmente as APN em seu Windows Phone 7.

  1. Acesse o Menu principal > Settings > Celular (ou Phone) veja a imagem acima;
  2. Certifique-se de sempre deixar o campo “Network Selection” ou “Seleção de Rede” marcado como “Automatic” ou “Automático”;
  3. Mova a tela para cima e clique em ADD APN no canto inferior da tela ou caso necessário editar o já existente clique em EDIT APN;
  4. Geralmente será solicitado apenas 3 dados abaixo;

APN =
User Name ou Usuário =
Password ou Senha =

5. Preencha os campos com os dados de sua operadora (ver quais logo abaixo) e Clique no ícone de confirmação e aguarde, o aparelho deve configurar os demais dados sozinho e automaticamente.

Abaixo segue os dados das APN das maiores e mais conhecidas operadoras brasileiras, coloque esse dados quando estiver no ponto 4.

TIM
APN = tim.br
User name ou Usuário = tim
Password ou Senha = tim

Oi
APN = gprs.oi.com.br
User name ou Usuário = oi
Password ou Senha = oi

CLARO
APN = claro.com.br
User name ou Usuário = claro
Password ou Senha = claro

VIVO
APN = zap.vivo.com.br
User name ou Usuário = vivo
Password ou Senha = vivo

É interessante e muito importante que o usuário antes de adquirir seu Windows Phone 7 observe se o modelo o qual ele pretende adquirir é compatível com a frequência da rede GSM e 3G de sua operadora local. Acontece muito de pessoas comprarem aparelhos no exterior sem atentar para esse detalhes e quando chegam ao Brasil, dependendo das circunstância, os aparelhos não funcionam como o esperado. Um grande exemplo disso são alguns modelos americanos do HTC HD7 que não conseguem acessar a rede 3G da TIM no Ceará, pois, suas bandas de frequência 3G são 900/2100Mhz e a TIM só oferece a banda 850Mhz nesse estado, mas também existem modelos do HTC HD7 que operam em 850/2100MHz assim como há outros que operam em 850/900/2100MHz que é caso do HTC HD7S, por tanto muito cuidado com esse detalhe. No caso da rede GSM é mais simples, se o aparelho for Quadriband, ele funcionará em qualquer operadora brasileira. Pensando nisso segue abaixo um mapa com as frequência das redes 3G em todo o país logo abaixo, ou se preferir, clique aqui e veja um mapa interativo só do que realmente lhe interesse e com atualizações constantes. Com isso, o usuário antes de comprar pode pesquisar as bandas suportadas pelo aparelho e compará-la a rede de sua operadora local.  Usuários de aparelhos da HTC tem mais uma opção para configurar as APN de seus aparelhos, basta baixar o app Connection Setup diretamente do HTC Hub. Atualizaremos esse post sempre que possível com novas frequências das operadoras. Aproveitem…

Um agradecimento especial ao nosso leitor Clayton Ferrari que deu a idéia de fazermos esse post.

Share.

About Author

Funcionário Público Federal, formado em Licenciatura em Química, Especialista em Ensino das Ciências e Matemática, músico, marido, pai, servo do Deus vivo e entusiasta do Windows Phone. Carpe Diem

  • Pingback: [ OficialMob] Nokia Lumia 520()

  • http://www.facebook.com/diogobernini Diogo Bernini Milagres

    [Lumia 800] Não funciona pra Oi nem com reza braba.

  • Maurício Avellar

    [Lumia 900] É possível configurar um ponto acesso só para MMS sem configurar para conexão de dados. Ou então prevenir que o celular use conexão de dados imediatamente após eu a ligar. Pois, toda vez que quero enviar uma mensagem MMS, sou cobrado duas vezes, uma pelo MMS, e outra pela conexão coisa que não acontecia quando eu tinha um N8. Basicamente uma MMS sai ao preço de duas.