Adsense

[Comparativo] Nokia Lumia 520 VS 620 VS 720 qual a melhorar compra?

09/04/2013 às 3:47 PM

A+ A A-

Hoje vamos comparar os três Windows Phone 8 mais em conta do mercado. Estes também que podem ser os principais beneficiários do Decreto que inclui os smartphones até R$ 1.500,00 na Lei do Bem aprovado recentemente. Vamos começar olhando a tabela abaixo que contém as principais informações sobre o hardware de cada modelo.

Comparativo Nokia Lumia 520 620 720 lei do bem windows phone 8

Ao observar a tabela, podemos ver que o Lumia 620 realmente é o meio termo entre os outros dois da ponta, mas, vamos por partes. (clique na tabela para ampliar).

O Lumia 520 fica devendo em alguns recursos de hardware com relação aos outros dois, como a ausência do sensor NFC, led flash e da câmera principal, logo, o foco do Lumia 520 não é o conteúdo de mídias, ao menos de fotos e NFC.

Por outro lado o L520 tem uma tela maior com a tecnologia supersensível, uma bateria mais potente e é mais leve e mais fino que o 620. Sendo assim, o 520 parece que foi pensado para um público mais centrado no uso do sistema em si do que nos apetrechos do aparelho. Além é claro, de cair como uma luva no gosto dos mais econômicos. Você pode conhecer mais sobre o Nokia Lumia 520 nas principais lojas do Brasil, uma delas é o Gurivéio.com. 

nokia-lumia-520-windows phone 8

Tempos atrás já falamos do Lumia 620 num comparativo dos modelos de WP8 que estavam a venda no Brasil até o mês passado. Para nós ele ainda continua sendo um dos melhores e mais acessíveis aparelhos do mercado brasileiro. Muito versátil e leve, o L620 tem tudo que um smartphone low para mid-end precisa, inclusive NFC.

Ele fica devendo mesmo com relação a sua tela que é a menor entre todos os seus irmãos (o que para muita gente na verdade é melhor, porque deixa o aparelho menor) e em recursos como câmera que tem apenas 5mpx e não tem nenhuma tecnologia “especial” embarcada. Fora isso, ele continua sendo o mais gordinho da família. Seu foco são pessoas que querem um smartphone pequeno sem perder no desempenho. (veja o review completo feito por nós do Lumia 620 aqui)

Nokia Lumia 620 windos phone 8

Já o Lumia 720, que ainda não foi completamente confirmado para o mercado brasileiro mesmo já tendo sido homologado pela ANATEL, parece ser o Windows Phone 8 ideal para muita gente.  Ele que tem uma tela do tamanho da do Lumia 820 e também tem a tecnologia supersensível que permite o uso do smartphones mesmo usando luvas. Esses pontos são duas vantagens sobre o 620, que tem tela um pouco mais simples. Além disso, a tela do Lumia 720 tem Gorilla Glass, como o Lumia 920. Inacreditavelmente apenas esses dois tem essa proteção na linha Lumia da Nokia com WP8. Os outros têm uma proteção que foi desenvolvida pela própria Nokia.

Outro destaque do L720 é sua câmera. Esta que tem 6.7mpx de resolução e lentes Carls Zeiss e faz uso de uma tecnologia semelhante a PureView usada no Lumia 920. Logo, as fotos tiradas com L720 devem deixar muita gente de queixo caído, especialmente em ambientes com pouca iluminação.

Mais um ponto forte desse modelo é sua bateria. Ela tem 2000mAh de capacidade. É maior até que a do Lumia 820. Na verdade ela tem a mesma capacidade da do top de linha o Lumia 920. Sendo assim, o L720 deve possuir a maior autonomia de bateria entre todos os modelos da linha (mas isso só testes futuros poderão comprovar). E dessa forma ele pode realmente ser o smartphone ideal para quem tem condições de investir um pouco mais num smartphone mesmo sem ainda ser um top de linha, mas que traz recursos lá de cima.

nokia_lumia720 windows phone 8

Enfim, são três excelentes smartphones que fazem jus a seus preços se observarmos a equiparação de recursos. Todos entregam a mesma experiência com relação ao uso do Windows Phone 8, uns com uma vantagem aqui e eli, ou com uma melhoria lá, vai do gosto e do bolso de cada um. Mas, no final de tudo, qualquer um é uma boa compra. Entretanto, na nossa humilde opinião, o Lumia 620 ainda é a melhor compra entre esses três. Abaixo um vídeo feito pelo pessoal do Gadget to Use em inglês comparando esses três modelos.

Obs: O preço do Lumia 720 ainda é uma especulação. Ele pode variar para cima ou para baixo.

Deixe seu comentário
  • abner

    o l3 ll e425f tem gorilla glass valeu

  • Lennox

    Lumia 620 não chega a ser melhor nem do que o 520 na minha opnião, tem tela menor, bateria um pouco mais fraca, não tem tela supersensível, visual menos robusto e é mais caro, O melhor é o 720 mesmo seguido pelo 520 pelo ótimo custo beneficio! Mais o 620 pra quem quer camera frontal e flash e não quer gastar tanto em um WP é uma boa opção tbm claro!

  • Cassiano Silva

    ALERTA DE BUG – O Windows Phone não é capaz de mostrar a altitude GPS. O defeito é antigo, já foi relatado à Microsoft há muito tempo e continua sem solução. Se você precisa saber sua altitude GPS, não compre nenhum Lumia ou qualquer outro telefone com Windows Phone.

  • Pingback: [TioSam] Lumia 620 635,00 No boleto!!

  • Carlos Caffeu

    Magazine Luiza, R$ 872,10 o lumia 720 a vista

  • http://www.facebook.com/wilsonkyo Wilson Cardoso

    Infelizmente a Batéria do 620 é fraca ;/. O aparelho em si é ótimo, design, bonito! Seria ótimo se a nókia inventasse uma nova bateria para o 620 durando bem mais, no mínimo com 1.500mAh, ai ficaria perfeito!

    • Silvia

      A bateria dura pra caramba!
      Mesmo com muitos aplicativos abertos ele NÃO trava!

  • http://www.facebook.com/people/Filipe-Durando/1268855246 Filipe Durando

    Para quem não conhece o OS e não quer arriscar pagando um valor alto para um smartphone que ainda está se firmando no mercado, o Nokia Lumia 520 sem sombra de dúvidas é a melhor alternativa. Comprei na semana passada, no modelo branco, e a cada dia que passo com ele me surpreendo cada vez mais.

    Por ele ser barato, não esperava muita coisa, apenas o básico do WP8 e de um modelo de entrada, porém é um aparelho muito bem construido, bonito, elegante e agil. A melhor compra em custo beneficio, sem sombra de dúvidas.

    • Jhaimilson

      Comprei um Lumia 520 e o aparelho realmente é muito bonito…. é um ótimo celular, porém ele tem um defeito de fabricação que me desapontou por ser um Nokia, o botão dedicado da câmera dele não funciona corretamente…. procurei no fórum da Nokia e muitos usuários relataram o mesmo problema… como sou perfeccionista fiquei muito desapontado, pois quando compro um produto gosto que tudo funcione perfeitamente, troquei três vezes e testei na loja e todos com o mesmo problema, vou partir para o Lumia 720 que funciona perfeitamente

  • http://www.facebook.com/everton.medrado.5 Everton Medrado

    ONDE TEM L520 VENDENDO????

  • http://www.facebook.com/alesscaetano Alessandra Caetano Gomes

    Mas quando vai ser vendido o 720?

  • http://twitter.com/rogercal Rogério Calsavara

    Eu já usei por alguns minutos um Lumia 620 e é claro que a tela é capacitiva. Mesmo usando por pouco tempo, a diferença entre uma tela resistiva e capacitiva é grande demais para não ser notada por qualquer um que já usou um smartphone com tela capacitiva na vida. Eu já tive um Nokia 5530. A tela dele é resistiva, mas é muito boa. A melhor tela resistiva que já usei, mas ainda fica longe da capacitiva. Foi só um erro da Nokia a informação.

    Mas agora, convenhamos, uma informação errada no site oficial da Nokia, e ainda mais uma informação errada que atenta contra a própria Nokia???? Falha muito grave!!!

  • Daus Valgy

    Alo Pessoal. gostaria de saber se lumia 920 funciona como USB?

    • Datnom

      Sim, funciona sim.

    • http://www.windowsphonebrasil.com.br/ Alexandre Lima

      Sim

  • André

    Eu que tenho um Lumia 900, por qual vale mais a pena trocar? Ou não troco por nenhum?

  • leandro

    cara sou um leigo e tenho uma duvida
    esses lumias nao estao com pouca memoria?
    ou ele roda o sistema e aplicativos ate internet de boa?

    • Felipe Ito

      O Lumia 720, pelo preço cobrado, possui mesmo pouca memória. Resultando em uma baixa performance.

      Os demais nem tanto, afinal, são modelos de entrada. É natural que possuam algumas limitações por possuir um custo bem menor.

      E a configuração, apesar de não ser das melhores, é ao menos superior ao da linha topo lançada no ano passado. Pode ficar tranquilo quanto a isso, ele irá rodar os aplicativos e acessar a internet numa boa.

    • http://www.facebook.com/skiheid Pedro Gabriel Leite

      WP não é android. 512 de ram são suficientes para se alcançar uma experiência perfeita com o sistema. Os 512 de ram extras do 920 auxiliam principalmente em jogos pesados e poderão ter um bom efeito em aplicações mais pesadas no futuro.

      • Felipe Ito

        Experiência perfeita existiria se com essa quantidade ele conseguisse rodar tudo que é lançado hoje. Como na primeira linha Lumia que foi lançada com hardware padronizado. Apenas um bom tempo depois é que saíram modelos de entrada com hardware inferior, e da mesma forma como esses modelos com menos memória RAM, eles não rodavam tudo (tudo que que usava mais RAM precisava ser adaptado, o que não era possível em todos os casos).

        No Android você pode usar o tanto de memória RAM que estiver disponível (o que tem os seus riscos).

        No Windows Phone, caso você tenha apenas 512 MB de RAM, os desenvolvedores podem usar no máximo 180 MB por aplicativo/jogo.

        512 MB são o suficiente para rodar “apenas” o SO e aplicativos convencionais (que dificilmente usarão mais de 180 MB).

        O mesmo ocorre no Android. Se você tiver essa quantidade de memória RAM (além de um processador Dual Core), poderá rodar até a próxima versão a ser lançada (vide o Motorola Razr D1) além de aplicativos diversos sem qualquer dificuldade.

        • http://www.windows8brasil.com/ Luandersonn Airton Sousa Silva

          Não só consegue como roda melhor que muito DualCore com Android. Eu tenho um amigo fã de Linux/Android e se impressionou com este vídeo. Talvez você deva assistir: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-DHjXT0amNc

          Alguns apps (jogos, aliás) pesados são otimizados para 1GB de RAM, mas isso é porque simplesmente não vale de nada você poder instalar e não rodar direito. E esses jogos, alguns desenvolvedores prometeram otimizar para 512 de RAM.

          • Felipe Ito

            Então, mas eu disse “tudo”. E “tudo” não é possível. Não quer dizer que a experiência seja pior, mas perfeita também não é, ainda mais em relação a variedade de aplicativos e jogos que os modelos com Android com hardware similar possuem a mais.

            O ponto é que hoje é necessário ter 1 GB de RAM no mínimo para se ter tudo o que está disponível (ou mesmo sendo lançado) para esta plataforma sem ter que esperar dias, semanas ou até meses para usufruir de tal novidade.

          • http://www.windows8brasil.com/ Luandersonn Airton Sousa Silva

            O que estou dizendo que é que roda, enquanto no Android apenas aparelhos médios e Tops rodam certos jogos. Você pode até comprar e instalar, mas rodar mesmo, não vai rodar nunca. Enquanto no Windows Phone, roda (se disponivel).

          • Felipe Ito

            Você respondeu mudando o foco do meu comentário. Por isso eu deixei claro o que eu quis dizer.

            De qualquer forma. Vamos as comparações então.

            O LG Optimus L3 roda o Asphault 7 Heat. Melhor do que o Lumia 520? Provavelmente não. Mas, é provável que o L3 II rode tão bem quanto (apesar de ter tela de menor resolução e isso ajude bastante na performance). Da mesma forma como o Motorola Razr D1 lançado neste ano. E eles ainda possuem a vantagem de rodar vários outros jogos que sequer foram lançados para o Windows Phone.

            Vários modelos de entrada com Android não rodam simplesmente pela maioria ser de 2011 (ou até mesmo de 2010/2009). Eles possuem naturalmente um hardware bem inferior, vide os próprios modelos com Windows Phone 7, que mesmo sendo high-end, não rodam esses jogos que até modelos de entrada do Android lançados na mesma época rodam sem problemas.

            Se for levar em conta que o Lumia 520 pode ser vendido sem descontos por 599 reais, ele fica com valor próximo ao do Sony Xperia U, que roda esses jogos sem dificuldades. A experiência no Windows Phone pode ser melhor, mas não existe essa de que é necessário no mínimo um modelo mid-end ou high-end para rodar jogos no Android. Vide o Razr D3 que possui processador Dual Core e 1 GB de RAM, o que já vem garantindo uma ótima performance, mesmo em um modelo de entrada (que já pode ser encontrado por uns 600 reais).

            Um erro grave no Android são os pré-requisitos que não ficam bem definidos, ou mesmo vacilos dos usuários. Afinal, há quem reclame que não funciona por não ter espaço para instalar o jogo (e não por falta de processador, GPU e memória RAM). Isso pode acontecer também no Windows Phone 8, mais graças ao “Outros” e a baixa capacidade de armazenamento dos modelos mais baratos.

          • http://www.windows8brasil.com/ Luandersonn Airton Sousa Silva

            Mas poder instalar e rodar são coisas diferentes, ser lento principalmente. A Microsoft evita isso simplesmente não permitindo a instalação/compra. Veja bem, se fosse possivel instalar os poucos jogos de exigencia de 1GB de RAM em modelos de 512 de RAM, eles rodariam, mas com o uma péssima performance, o que não é bom para a experiência do usuário.

            Esse negocio de que modelos de entrada com Android rodam sem problema as maiorias dos jogos, não confio, porque como eu disse, um colega meu que usa diz que não roda bem nem em DualCore.

            Em questão de espaço, ai já não é culpa do sistema, apesar do “Outros” (que já foi corrigido). Aliás, um colega de uma rede social que tem um D1 ou um D3 (não lembro bem), reclama do aparelho ter pouquissimo espaço interno (não lembro quanto é) e a impossibilidade de instalar no SD.

            Jogos é complicado no WP, o ideal é ter um aparelho que tenha 1GB de RAM para rodar todos os jogos, mas você não encontra um aparelho assim por R$500 (média do Lumia 520 com isenção).

          • Felipe Ito

            É isso que eu comentei lá no começo. Que o ideal para se ter uma experiência “perfeita” no Windows Phone 8 depende hoje da RAM (no caso, de 1 GB no mínimo).

            No Android, os desenvolvedores poderiam limitar os jogos pesados apenas aos modelos com boa GPU e boa quantidade de memória RAM.

            E isso poderia criar essa ilusão de haver uma experiência fluida e rápida nos modelos de entrada, que rodariam apenas determinados jogos e aplicativos (no caso, os mais leves).

            O Android em si não é pesado. Eu usei por vários meses o Android 4.0.4 (que é mais pesado que o 4.1.2) em uma ROM não oficial em um modelo com processador ARMv6 de 600 MHz (que geralmente eu fazia underclock para 450 MHz para aumentar a autonomia de bateria) com menos de 512 MB de RAM, e sem GPU.

            O SO em si rodava bem (versão modificada da LG, que tinha interface mais leve que a da ROM original da Google). Não havia engasgos na interface, nem lags no uso dos aplicativos e jogos. Porém, eu sempre costumo fechar tudo após o uso. Não costumo deixar aplicativos rodando em segundo plano. E isso pode ter ajudado na limitação da memória RAM.

            O que eu rodava nele? Aplicativos básicos como Facebook, Instagram, Gmail, Google Maps, N-Drive, Google Drive, entre outros, e jogos simples como Plants Vs. Zombies, Cut The Rope, Chu Chu Rocket…

            Para esse tipo de uso, o hardware “super-defasado” dele era o bastante. Mas isso era o bastante para se dizer que a experiência era perfeita dentro da plataforma Android? Claro que não, afinal, não era possível rodar tudo. E eu tive que me adaptar as limitações do meu modelo.

            Sobre a limitação de espaço no D1 e D3, é mesmo um problema (ambos eu acho que possuem apenas 4 GB com provavelmente uns 2~3 GB livres para uso do usuário). Talvez seja contornado com o modo root, se for possível usar o Link2SD. Caso contrário, o jeito é usar no máximo 1 jogo grande por vez. O estranho é que até na versão 2.3 era possível instalar aplicativos no cartão SD. Quem sabe em futuras atualizações eles não acrescentem tal recurso de volta.

          • http://www.windows8brasil.com/ Luandersonn Airton Sousa Silva

            Bom, o que pega é o jogos e só, o resto de apps rodam em todos os aparelhos!

            É assim com o PC, eu posso até instalar vários programas mas certos JOGOS exigem maquinas mais robustas. Não espere rodar GTA IV num celeron.

            E não que eu duvide que você tenha um aparelho super mágico que consiga rodar o Android 4 sem travar num aparelho ruim (e olha que o SIII engasga, imagina um de 512 de RAM com 600mhz). Mas na maioria dos aparelhos é diferente.

            Sobre instalar os apps em SD, foi retirado graças ao Project butter, porque a performance é ruim, aliás, por isso nenhum Nexus tem SD.

          • Felipe Ito

            A ROM era essa aqui:
            http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1529777

            Se você conhecer alguém que tenha um LG P500 com modo root ativo, peça para testarem ela. Vale muito a pena.

            O Nokia Xpress (browser da Nokia) para o Windows Phone 8 veio inicialmente com a restrição de RAM (era necessário ter no mínimo 1 GB). Acho que já deve ter saído a versão adaptada para os modelos com 512 MB. Mas é bem provável que tenha boas diferenças, afinal, em browsers a RAM faz muita diferença (vide o Chrome que voa, mas em troca, abusa da RAM em tudo, tanto no Windows, como no iOS e no Android).

            Há boatos que saia um Nexus com suporte a MicroSD. E para contornar qualquer problema quanto a velocidade de leitura/gravação, bastaria usar cartões de alta performance (o ideal seria a linha Extreme Pro ou ao menos a Ultra da Sandisk, ou equivalentes, mas muitos usam MicroSD genérico, o que acaba colaborando bastante para que vários bugs ocorram no Android).

          • http://www.windows8brasil.com/ Luandersonn Airton Sousa Silva

            Absurdos da Nokia.

  • andr

    Então o site que vender o Lumia 820 abaixo de R$ 1500,00 vai embolsar o pis/cofins como lucro? Enquanto a Nokia vende o mesmo produto acima de R$ 1500 e não poderá dar esse desconto? Haaaa pegadinha do malandro essa lei do bem…. Ou eu não entendi nada!

  • http://twitter.com/CiceroPessoa Cicero Pessoa

    Só tenho uma coisa para dizer: Cada hora que um diferente!

  • Lucas Mendonça

    Sério que vai custar 1099,00??? E com a remoção dos impostos para smartphones?

    • http://www.facebook.com/Piuchaos Jamilton Macedo

      So tem desconto os smartphones 3G de ate 1000,00
      E 4G vai ate 1500,00.

  • http://www.facebook.com/matheus.d.bernardo Matheus De Sousa Bernardo

    720 minha próxima aquisição

  • Vitor Luiz

    Esses pontos são duas vantagens sobre o 620, que tem tela resistiva de multipontos.

    Tela RESISTIVA???? por favor corrigir o artigo…

  • http://www.facebook.com/Piuchaos Jamilton Macedo

    Se o L720 custar mesmo acima de 1000,00 vai ser uma bola fora da Nokia, pois perde os 10% da lei do bem.
    Mas uma duvida, a Tela do 620 nao eh capacitiva???

    • http://www.windowsphonebrasil.com.br/ Alexandre Lima

      Não, é resistiva de mutlipontos.

      • http://www.facebook.com/Piuchaos Jamilton Macedo

        sei nao hein, GSMArena fala outra coisa

        DISPLAYTypeTFT capacitive touchscreen, 16M colors

      • Felipe Ito

        Tela resistiva, você só encontra em modelos xing-ling, no Nintendo 3DS e no GamePad do Wii U (sendo que os dois últimos acompanham até a Stylus, comum em iPaq’s e Palm’s). Tela resistiva são as que necessitam de pressão na tela para reconhecer o comando.

        É certeza que é capacitiva.

      • Samuel

        É requisito do sitema da Microsoft que o dispositivo que rode WP tenha uma tela capacitiva!

        • http://www.windowsphonebrasil.com.br/ Alexandre Lima

          Leiam aqui pessoal… é resistiva http://www.nokia.com/br-pt/produtos/celular/lumia620/especificacoes/ na parte Tela e interface do usuário >Tecnologia de tela sensível ao toque > Toque multiponto resistiva

          • Samuel

            Como eu disse, é pré requisito do WP que a tela dos seus dispositivos sejam capacitivas multitoque, assim como câmera traseira de 5MP mínimos, resolução de tela mínima de 480×800, etc. O site da Nokia Brasil está equivocado e não é a primeira vez que vejo esse tipo de coisa por lá.

      • Samuel
        • http://www.facebook.com/Piuchaos Jamilton Macedo

          Gostei dessa pagina. Quando eh pra povar vão ao extremo mesmo. hehe

        • http://www.windowsphonebrasil.com.br/ Alexandre Lima

          Leiam aqui pessoal… é resistiva http://www.nokia.com/br-pt/produtos/celular/lumia620/especificacoes/ na parte Tela e interface do usuário >Tecnologia de tela sensível ao toque > Toque multiponto resistiva. Contradição?

          • João Ferreira

            Você tem algum probleminha, né?

        • Tiago Higino

          É capacitiva multi-toque. Eu usei ele, é aceitou 4 pontos de toque sem pressionar a tela, contrário do que era feito nos “symbians” da vida.

      • http://www.facebook.com/rodrigo.lopes.7186896 Rodrigo Lopes

        quase nao existe mais smartphones com resistivas, e quase nao existe resistivo multi-touch

        • Vitor Aleksandr

          Acredito que nao exista resistiva multi-touch…

          • http://www.facebook.com/rodrigo.lopes.7186896 Rodrigo Lopes

            existe sim, porem é muito raro e caro comparado a uma capacitiva, se nao me engano o resistivo multi-touch foi lançado apenas em tablet para testes, mas nao fez sucesso

          • Vitor Aleksandr

            Tu tem algum jeito de me mostrar menção a esse “projeto”.
            Nao estou duvidando de voce, apenas tenho a curiosidade de ver como funcionava. Procurei no google e nao achei…

    • http://www.facebook.com/frankvinnicyus Frank Vinnicyus

      É capacitiva, só não é “Puremotion”, não dá pra usar com luvas e objetos.

      • http://www.windowsphonebrasil.com.br/ Alexandre Lima

        Leiam aqui pessoal… é resistiva http://www.nokia.com/br-pt/produtos/celular/lumia620/especificacoes/ na parte Tela e interface do usuário >Tecnologia de tela sensível ao toque > Toque multiponto resistiva. Não sou eu quem está dizendo

        • Felipe Ito

          Veja:
          http://www.nokia.com/gb-en/products/phone/lumia520/specifications/

          Traduziram “Super-sensitive touch” por “Toque multiponto resistiva”.

          “Super-sensitive touch” é a mesma tecnologia usada na tela do Lumia 920. Permitindo que você utilize até mesmo luvas.

          E é claro, é capacitiva.

          Nesta página há inclusive um destaque para essa tecnologia:
          http://www.nokia.com/global/products/phone/lumia520/

          Melhor não confiar tanto na Nokia do Brasil…

          • http://www.windowsphonebrasil.com.br/ Alexandre Lima

            A fonte do site da Nokia Brasil aponta como sendo resistiva, já outro site da Nokia para desenvolvedores como capacitiva, então, para evitar confusões, mudamos o texto da postagem. Melhor.

          • Felipe Ito

            Pior que eu confundi, peguei o site do 520… xD

            Bom, o certo seria esse:
            http://www.nokia.com/gb-en/products/phone/lumia620/specifications/

            Touch screen technology
            Capacitive Multipoint-Touch

            Aparentemente erraram mesmo na tradução.

Top