É verdade que o Bluetooth dos Windows Phone não funciona?

354

Para os que não terão paciência para ler todo o post, adianto que isso não é verdade! O Bluetooth de qualquer modelo de Windows Phone funciona sim e muito bem por sinal. Vamos entender o porquê então de tantas reclamações por parte de alguns usuários do WP7 sobre esse assunto. Mas para isso, precisaremos de uma pequena introdução sobre “a nova geração de smartphones”.

Antes de qualquer coisa é preciso entender que os tempos mudaram. Os smartphone de hoje são completamente diferentes dos que nós tínhamos há 5 anos. Antes comprávamos celulares pela marca: Nokia, LG, Samsung, etc. Hoje não funciona mais dessa forma. Precisamos escolher em conjunto a marca + o sistema operacional. Antes isso não era uma questão que deveria ser levada em consideração, pois, a grande maioria dos sistemas operacionais eram proprietários e inacessíveis a outras empresas. Hoje não, assim como aconteceu como os computadores pessoais na velha e clássica batalha entre a Microsoft e a Apple na disputa de qual o melhor sistema operacional, assim também acontece hoje com os OS para smartphones.

Os sistemas operacionais mais modernos podem ser personalizados para se adequar as necessidades de cada usuários e também para ser usado por diferente OEM’s (Original Equipment Manufacturer), mas conhecidos como fabricante de aparelhos. Um músico, por exemplo, deseja ter um app de um metrônomo, outro de cifras e outro de identificador de músicas. Já uma garota comum, que é fã de bixinhos de estimação, não precisará de nenhuma dessas aplicações, mas sim de um app de primeiros socorros de animais ou mesmo um com instruções e dicas de como cuidar melhor de seu bixinho.  Então, como seria terrível criar um celular diferente para cada pessoa, as empresas criaram as lojas de aplicativos para cada um de seus principais sistemas operacionais e estes por sua vez podem ser vendidos ou usados por outras empresas interessadas em oferecer determinados recursos a seus usários. Essas lojas contém apps que atendem as mais diversas necessidades do mundo moderno. Por tanto, hoje para comprar um novo smartphone, deve-se levar em consideração: a marca/modelo + sistema operacional + loja de apps desse sistema. Funções muito básicas ou mais complexas que não estejam disponíveis nativamente no OS podem ser adicionadas a cada gosto. Todos fazem ligações, mandam SMS, acessam a internet, etc. Mas, o diferencial está em detalhes como a qualidade da loja e do sistema operacional como um todo. Hoje podemos comprar um aparelho Samsung com Android, com Windows Phone ou com o Bada e ainda com outros.

Finalmente depois dessa introdução, podemos entender por que o Bluetooth no Windows Phone não funciona como em aparelho mais antigos como o consagrado Samsung Jet ou mesmo o Nokia N95 ou mesmo como no Android. Tanto o Windows Phone como o iOS da Apple, possuem além das lojas de app, no caso a Marketplace e a App Store respectivamente, eles possuem uma loja de músicas agregadas ao sistema operacional, na qual o usuário pode comprar apenas uma músicas ou álbuns inteiros de milhares de artistas por um preço bem mais acessível do que num loja física comum. Infelizmente no Brasil apenas a iTunes da Apple está em pleno funcionamento, e isso faz apenas algumas semanas, enquanto o Zune da Microsoft para o WP7 ainda não chegou por aqui, ao menos por enquanto, mas nos EUA ela funciona perfeitamente. Esse é o principal motivo de não ser possível enviar arquivos de um Windows Phone para outro aparelho. Se fosse possível enviar músicas para outros aparelhos isso configuraria pirataria e nenhuma gravadora firmaria um contrato com nenhuma loja citadas acima e perderíamos esse benefício. Se fosse possível transferir músicas, também poderíamos transferir arquivos e vice-versa, por isso o uso do Bluetooth no Windows Phone e também no iOS da Apple é restrito a:

  • Sincronização com fones de ouvido Bluetooth
  • Som de carros com Bluetooth
  • Caixas de som externas com Bluetooth
  • Entre outros gadgets que não possuam a função de armazenamento de dados

Outro bom exemplo do problema que causa o uso do Bluetooth para essa finalidade em sistemas operacionais com lojas como essa, é o que acontece com a Ovi Music da Nokia. Pois, mesmo depois de comprar a licença de uma determinada música e transferi-la para outro aparelho, ela simplesmente não toca, pois, ela só funcionará no aparelho e no PC licenciado na loja Ovi que precisa de um código PIN de ativação intransferível. Então, do que adianta manda-la por Bluetooth?

Outros ainda perguntam: então porque não podemos nem sequer transferir arquivos do Office para o WP7 ao menos via Zune. Por que a Microsoft utiliza a tecnologia do “armazenamento em Nuvem” em seu sistema operacional. Podemos criar um arquivo, salvá-lo no aparelho e depois fazer rapidamente o upload para o Skydrive, depois podemos baixa-lo em qualquer lugar para qualquer PC facilmente e vice-versa, nem precisamos do Zune para isso. Como hoje estamos sempre conectados isso é perfeitamente normal, além de ser o futuro do armazenamento de dados, a nuvem oferece muito mais segurança que qualquer cartão de memória ou HD. Outra questão desse ponto é que a Microsoft oferece no Skydrive 25GB para armazenamento de arquivos, evitando assim que a memória do aparelho se limite a seus 8, 16, 32 ou mais GB internos. A Apple também já está se atualizando e lançou recentemente o iCloud com o mesmo propósito.

Enfim, existem formas não oficiais de “liberar” totalmente o uso do Bluetooth como a ferramenta ChevronWP7, está que não recomendamos a usuários comuns, mas sim apenas para desenvolvedores oficiais.  Por tanto, vamos aproveitar nossos smartphone modernos usando as ferramentas mais modernas. No futuro com a chegada do Google Music, possivelmente o mesmo acontecerá com os aparelhos com Android, assim como já está acontecendo com o suporte ao Adobe Flash Player, que aos poucos está sendo substituo pelo HTML 5 e que a própria Adobe o deixará de lado para qualquer plataforma móvel como já dissemos antes aqui no Blog. Ferramentas que nos serviram muito bem antes, cedo ou tarde deixaram de existir para dar lugar as mais novas e porque não dizer mais eficientes presentes na nova geração de smartphones.

[Atualização em 05.01.2012] Segundo informações retiradas do site da Microsoft, o Windows Phone é compatível com o Bluetooth versão 2.1 + EDR. Com essa versão aprimorada do Bluetooth, o procedimento de emparelhamento do Windows Phone ficou mais simples, o que reduz as entradas de usuários e automatiza o emparelhamento com dispositivos Bluetooth.

O Windows Phone é compatível com estes perfis Bluetooth do usuário:

  • Perfil de distribuição de áudio avançado (A2DP 1.3)
  • Perfil de controle remoto de áudio/vídeo (AVRCP 1.0)
  • Perfil viva-voz (HFP 1.5)
  • Perfil headset (HSP 1.1)
  • Perfil de acesso à agenda telefônica (PBAP 1.0)

Então, qualquer gadget que possua essas versões de Bluetooth serão compatíveis com seu Windows Phone, especialmente os fones de ouvido. Problemas de incompatibildiade também podem variar de aparelho para aparelho, tendo em vista que o Bluetooth é uma questão de hardware e não apenas de software. Para concluir, já que falamos desde o início do artigo sobre o Windows Phone, nada mais justo que indicar uma das lojas online mais confiáveis da internet, que prezam por um atendimento excelente e oferecem ótimos preços. Conheça os Smartphones Nokia com Windows Phone do Mundo Ene. 

Compartilhe.

Sobre o Autor

Funcionário Público Federal, formado em Licenciatura em Química, Especialista em Ensino das Ciências e Matemática, músico, marido, pai, servo do Deus vivo e entusiasta do Windows Phone. Carpe Diem

Comentários

  • silvia

    eu comprei o nokia 710 e me arrependi, coisas que eu conseguia fazer com um celular mais simples, hj não consigo mais..e sinceramente, baita desculpa essa do bluetooth..ele não funciona, e pronto.. acabou a simplicidade.

  • Galileu Santos Enfermeiro

    tentei baixar mas disse que não e compatível com windows

  • Galileu Santos Enfermeiro

    Gente tenho um Nokia lumia 710 preto não consigo usar meu Bluetooth, liga mas não envio e nem recebo nada foto e musica nada,nada me ajudem!

  • Roger

    E eu já amargo o arrependimento de ter saído do android e ter mudado para o Windows vou enfiar esse telefone no primeiro que doido aparecer sem do nem Piedade vendo baratinho

  • yara suany

    eu achei lindo o lumia e a comprar, mas com essa q bluetooth não pega desisti de comprar.

  • Karen

    No meu lumia 800 o bluetooth funciona perfeitamente. Não tenho do que reclamar!