Novo Código de Trânsito Brasileiro traz mudança nas regras para motoristas

Uma nova legislação de trânsito foi aprovada em 2020 e entrou em vigor no início de 2021 trazendo algumas importantes mudanças para a vida dos condutores brasileiros. Essas mudanças vão alterar um pouco o funcionamento do trânsito brasileiro e todos os motoristas devem ficar atentos a essas novas regras.

Mudança na pontuação do CNH

Com a mudança no código de trânsito o cidadão brasileiro habilitado passou a ter três diferentes pontuações para que tenha seu direito de dirigir suspenso por pontos. Os motoristas terão a CNH suspensa se acumularem vinte, trinta ou quarenta pontos.

  • Caso o motorista não tenha nenhuma infração gravíssima em um ano sua CNH só será suspensa se ele acumular quarenta pontos na carteira.
  • Se o condutor cometer uma infração considerada gravíssima em um ano a suspensão da sua carteira acontecer se ele acumular 30pontos.
  • E com vinte pontos o condutor perderá a carteira se ele cometer mais de uma infração gravíssima.

Mudança no transporte de crianças

A lei da cadeirinha ou a lei de transporte de crianças também passou por mudanças no código de trânsito. Antes as crianças menores de dez anos de idade tinham que ser transportadas obrigatoriamente no banco de trás e agora apenas crianças com dez anos de idade e altura igual ou inferior a 1,45 que devem andar no banco traseiro. É necessário que os motoristas acompanhem as mudanças feitas no código de trânsito para não terem nenhum problema com a lei e sempre consultar as normas do CONTRAN que explicam nesse caso quais os equipamentos de segurança que devem ser utilizados pelas crianças de acordo com suas idades.

Utilização do CNH digital

Outra mudança é a utilização do CNH digital onde todos os condutores que estiverem com posse da sua CNH digital poderão se identificar com ela, tirando assim a obrigatoriedade de estarem com a posse da CNH física já que a digital terá validade como documento oficial.

Além dessas mudanças no Código de Trânsito é necessário que os motoristas fiquem atentos em outras questões que também são obrigatórias a todos os condutores como é o caso do IPVA 2022 RJ para quem mora no estado do Rio de Janeiro e para quem não se encontrar em dia com o pagamento de seus impostos obrigatórios, é necessário correr atrás de algumas informações como uma dúvida de muitos motoristas sobre o IPVA que é até quando andar com IPVA atrasado? Para não ser parado por nenhuma viatura e acabar com o carro apreendido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *