Adsense

Windows Phone 8 VS Android 4.1 uma batalha de gigantes

02/11/2012 às 9:43 PM

A+ A A-

O Android da Google continua sendo o sistema operacional para smartphones mais popular do mundo. O segundo deles é o iOS da Apple, que equipa o iPhone, o iPad e o iPod Touch, e há algum tempo, o Windows Phone vem despontando como sendo o terceiro principal S.O. móvel do mercado. Algumas pesquisas dizem que até 2014 o Windows Phone deve ultrapassar o iOS e chegar bem perto do popular Android em quantidade de aparelhos ativos.

Enfim, o pessoal do Pocketnow fez um vídeo bem legal comparando o Android 4.1 com o novo Windows Phone 8. Assistam ao vídeo e vejam os detalhes desta análise logo depois. Os aparelhos usados no teste foram um HTC 8X com Windows Phone 8 e um Samsung Galaxy Nexus com Android 4.1 Jelly Bean. Outro detalhe importante do teste é que apenas funções semelhantes entre os dois sistemas foram colocadas a prova.

Logo no começo vemos o comparativo da velocidade de boot de cada aparelho. Neste aspecto o Android demorou tanto que foi feito um corte no vídeo. Vitória do WP. OBS: O analisador chegou a comentar que o Android tinha “travado” e possivelmente teria que tirar a bateria do aparelho para reiniciá-lo.

A próxima comparação foi entre as telas de bloqueio (Lock Screen). A do Android mostra informações mais básicas como hora, data, dia e o botão de desbloqueio, mas, o usuário pode puxar a barra de notificações para baixo mesmo o aparelho estando bloqueado. Já no Windows Phone as informações ficam constantemente visíveis. Além das informações básicas já citadas, no WP ainda lhe são apresentadas as informações de E-mail, Facebook, entre outras coisas. O único diferencial nesse aspecto do WP fica por conta do fundo da tela de bloqueio, o qual pode ser configurado para mostrar informações atualizadas de redes sociais, canais de notícia, entre outras coisas. O diferencial do Android continua sendo a central de notificações unificada nessa tela. Então, podemos considerar nesse aspecto um empate, com uma leve vantagem para o Android.

Com relação a Home Screen (tela inicial) de cara não há como não dizer que o Windows Phone é mais bem dotado que o Android. Sua tela inicial é cheia de informações relevantes e muito mais simples e direta. Contudo, os Widgets do Android também são bem úteis no dia-a-dia. Mas, nesse aspecto é vitória do Windows Phone pelo fato das Live Tiles serem muito mais simples e utilitárias que os ícones de apps fixos e a organização também ser mais simples e eficiente.

Juntamente com a Home Screen, segue-se a disputa no menu de apps. Nesse caso vai muito do gosto do usuário, pois, organizar os apps de forma horizontal e ordenada como no Android pode parecer melhor que simplesmente organizá-los em uma lista por ordem alfabética, mas, para outros não, preferem a forma mais simples e direta do WP. Como no Android é possível customizar essa área, vitória para o Android, tendo em vista que no WP ainda não é possível processar qualquer customização nessa área. OBS: O responsável pelo vídeo dá uma leve vantagem ao WP pelo fato de ser mais fácil de manusear a lista com o dedo polegar, pois, a forma de empunhar o celular sugere esse tipo de manuseio.

Depois disso a análise parte para comparação da velocidade com que alguns apps abrem em cada plataforma. O primeiro deles foi o app oficial da CNN, vitória para o WP. App oficial do Facebook, mais uma vitória do Windows Phone. Twitter, vitória do Android. Jogo Gun Bross, vitória do Android.

Próximo… browser de internet nativo. Vitória do Windows Phone, por muito pouco, mas o navegador nativo IE10 superou o nativo do Android. O WP também ganhou na velocidade para abrir o vídeo incorporado no navegador de internet.

A próxima questão é bem polêmica, pois, é referente a loja de aplicativos. Notadamente a Windows Phone Store abre bem mais rápido que a Google Play, contudo, isso não adianta de nada se observarmos a quantidade de apps contidos na loja do Google. A Google Play tem 700.000 contra 120.000 da WP Store. Então, é impossível não dar a vitória ao Android nesse ponto. Ainda sobre a loja, temos uma grande diferença de design, mas, nada que possa dar vantagem a um ou a outro. Apenas vale acrescentar que a navegação dentro da loja no WP é mais rápida e fácil.

Já na loja de músicas a um empate sem dúvida. A Xbox Music é excelente, mas, a Google Music (Google Play) também é.  Quanto ao design, a interface Metro (ou Windows Store) parece mais fácil de usar… como sempre, mas, a do Android também é bem bonita e eficiente.

Resultado:

  • Windows Phone 8 – 6 pontos
  • Android 4.1 – 4 pontos
  • Empates – 2 pontos.

Como dissemos no começo, esse comparativo analisa apenas funcionalidades presentes nas duas plataformas. Com isso, sabemos que o Android 4.1 tem funcionalidades que não existem no WP8 e vice-versa. Dessa forma, cabe ao usuário escolher entre uma ou outra. Alguém quer complementar ou comentar algo?

Deixe seu comentário
  • Márcio Loiola

    vale muito mais apena comparar um lumia em vez de um htc

  • Samuel dos Santos Oliveira

    Assim a questão indepedente das funcionalidades do WP, ele não é bom quando a um Android, se comparar com um Nokia Lumia 920 e um Galaxy S4 ai que eu quero ver mas vai de gosto, eu tenho um WP é horrível tudo em inglês, FaceBook, Twitter, então não recomendo e fora jogos mais bacanas que tem no Android, e claro depende do Android, um da Sony e Samsung são os mais rápidos que está tendo hoje, E IOS o problema é bateria, não é resistente e não dá pra compartilhar músicas, videos etc, com o Android, e a mesma coisa do WP não pode fazer isso de com partilhar Músicas no WP pra Android. Android é Prático, é rápido sim depende de qual marca você comprar, e pode muito bem ganhar da WP.

  • Pingback: ???“Switch to Windows Phone”? Android ?? – ???

  • http://www.facebook.com.br/samirgl Samir

    Conversa de usuários android:

    “Windows Phone não tem quase nenhum aplicativo”
    (de um milhão no android, 80% deve ser repetitivo, com malware e sem utilidade)

    “Não tem Instagram”
    (mas tem o Instance, se brincar é melhor [se tratando do WP8])

    “Difícil demais”
    (quem mexe num android com certeza desenrola um WP)

    “Configurações simples”
    (não precisa, afinal WP é um levíssimo sistema)

    “Meu celular tem código aberto”
    (até parece que tu [há exceções] é um programador)

    Francamente, é só isso que escutamos ;)
    Quanto ao iOS, STATUS o define.

  • sidneiluismartin

    CARA, Sera quanto tão ganhando pra puxa o ……..do windows , faltou transparencia ai , eu uso o android a muito tempo, e acho ele muito melhor em todos os aspectos.

  • Walter Badaró

    Ao comparar o Windows Phone 8 com o Android 4.0 depois de usar o Android 4.0 desde seu lançamento e usar agora, por 30 dias o Windows Phone 8 a minha opção é pelo WINDOWS PHONE 8 pela rapidez com que tudo ocorre,destacando- as velocidades superiores em até 80% nas conexões de WI FI e Redes Celulares (Uso a VIVO). Os únicos pontos que o Windows Phone 8 ainda não superou,mas que certamente serão corrigidos nas próximas atualizações, são:
    Baixar/Assistir vídeos da globo.com; acessar provedores de e-mails via Internet
    Explorer 10; interagir com sites que exigem versões atualizadas do Adobe e
    Java.
    Agradeceria muito a
    quem ajudar a resolver estes pequenos problemas, diante da grandiosidade do
    Windows Phone 8.

  • Marcelo Bastos de Barros

    Acredito que é necessário um pouco mais de “maturidade” no momento de fazer qualquer tipo de comparação entre estes 3 principais sistemas operacionais. As pessoas podem ter smartphones por diferentes motivos (trabalho, lazer seriam os “pilares” principais) e isso justamente vai determinar o sistema mais adequado.

    Vou completar 1 ano de Windows Phone em junho, ainda não tenho WP8 (estou com o Lumia 900 atualizado para WP7.8) e saldo é amplamente positivo. É claro que passo por questionamentos o tempo todo mas no final de cada análise sempre acabo seguindo com o WP e, no meu caso, ainda nem preciso do WP8 pois uso muito o pacote Office e teria problemas de compatibilidade com quem está a minha volta pois os novos Lumias já vem com a versão 2013 do Office.

    Falando no próprio Office: quando que o Android ou o iOS conseguiram oferecer experiência tão positiva para este de aplicativo? Como utilizo muito o meu aparelho como extensão do meu notebook para trabalho, é inegável a superioridade do WP ao oferecer o pacote para visualização e edição de arquivos. Até um arquivo powerpoint pode ser alterado nos WP7.5 ou 7.8. Não há loja com maior número de aplicativos ou a ausência de aplicativo de rede social de fotos que me faça desprezar o WP.

    O iOS tem toda uma questão de praticidade e status. E o Android é pra quem gosta de “fuçar” tudo, o tempo todo, e tem conhecimento pra isso.

    Portanto, qualquer comparativo que não leve estes fatores em consideração ou outros que acabei por não citar, vai parecer “discussão de criança em jardim de infância”.

    • guilherme

      claro, o office é da microsoft, os apps feitos por eles vai vim melhor nos produtos deles é claro

  • http://www.facebook.com/alevitor23 Alessandro Vitor

    Gostei muito do Android 4.1, possuía um Samsung Galaxy S II Lite e, quando comecei a descobrir o Windows Phone, achei-o bastante interessante, principalmente com relação à performance e estabilidade do sistema operacional, decidi vender meu Galaxy e comprar um Nokia Lumia 620, efetuei a troca há duas semanas e estou gostando muito do celular e do S.O. Claro que ainda há muito o que mehorar com relação à disponibilidade e variedade de aplicativos na Windows Phone Store, mas a Microsoft está no caminho certo, principalmente no quesito integração. Possuo um note com Windows 8 e a integração é ótima com meu Windows Phone 8. A Google Play possui muitos aplicativos gratuitos que são pagos na Windows Phone Store e alguns ainda não estão disponíveis para WP, mas acredito que o cenário deve melhorar para a WP Store. Em resumo, gostava muito do Android 4.1, mas estou gostando muito do WP8, troquei sem arrependimento, o que eu fazia no Android, estou fazendo também no WP8.

  • http://www.facebook.com/people/Sergio-Moreira/100002848097866 Sergio Moreira

    melhor do androgeno é travamento inicial.

  • http://www.facebook.com/erik.s.albuquerque Erik Soares

    Engraçado que nos quesitos que a pesquisa mostrou o android como superior, vcs forçam a barra pra da um empate tecnico ou desfavorecer a vantagem do android. Na boa mesmo, vcs prexisam de tratamento, isso é doença, tenho os dois sistema e é sem comparações, o android ainda ganha de goleada

    • igor salles

      VC TEM CERTEZA QUE WINDOWS PHONE 8 NÃO E MELHOR QUE ESSA MERDA DE ANDROID AMIGO JA TIVE UM GALAXY S3 NÃO FIQUEI COM ELE NEM UM MÊS E VENDI E UM LIXO ESSE ANDROID COMPREI UM LUMIA 720 E GANHA DE 10 A 0 DESSA MERDA DE GALAXY S3 OLHA QUE AS CONFIGURAÇÃO E BOA DO GALAXY S3 MAIS O SISTEMA QUE MATO O CELULAR E UM LIXO ESSE ANDROID PREFIRO O WINDOWS PHONE MESMO VEI E MUITO MELHOR

  • alde

    Que é isso galera, wp vai ter que ralar muito. O Android, quando chegou não foi diferente. Ralou muito pra passar o ios, por isso Android ganha disparado do wp.

Top